Todas as imagens são de uso exclusivo do Favelarte, salvo as previamente autorizadas pelo Instituto.
logo

EXPOSIÇÃO MORRO DA FAVELA À PROVIDÊNCIA DE CANUDOS

A exposição MORRO DA FAVELA À PROVIDÊNCIA DE CANUDOS, através de fotos artísticas e documentais, preserva e articula, contemporaneamente, o desdobramento paralelo da história da Guerra de Canudos, ocorrido no interior do Estado da Bahia, e do processo do surgimento do Morro da Favela, atual Providência, primeira favela brasileira na Cidade do Rio de Janeiro, que celebrou 120 anos de valor social e cultural em outubro de 2017.

A exposição faz o consciente da real relação histórica, social e cultural entre a região de Canudos e o Morro da Favela, atualmente nomeada Morro da Providência. Ao  preservar a memória do intelecto e visual contemporâneo, atualmente com 122 anos, faz-se  o uso de imagens fotográficas, como instrumento para construção, afirmação de uma “fala” identitária e a desmistificação de discursos pejorativos. Conseqüentemente esta ação de captura possibilita o fortalecimento regional brasileiro, inclusive a pluralidade cultural da Zona Portuária no Rio de Janeiro e do interior do sertão baiano .

O artista Maurício Hora oferece ao público uma exposição composta pelos registros fotográficos realizados no Morro da Favela (Morro da Providência – período 1994 - 2014) no Rio de Janeiro e na Cidade de Canudos (período 2013 – 2014) no sertão da Bahia. Esta capturação visual teve início 2013 junto com uma pesquisa realizada com apoio de um historiador, uma antropóloga e uma geógrafa, com o objetivo de resgatar a história sobre o surgimento da primeira Favela do Brasil.

Todo trabalho foi registrado em fotografia e vídeos (depoimentos de moradores) num olhar ímpar do artista Maurício Hora. O fotógrafo, morador nascido no Morro Providência, teve uma infância difícil rodeado de muitos perigos. Seu primeiro contato com a fotografia foi no início da década de 80 e apesar do local ter uma bela vista da cidade, seu olhar fotográfico optou por registrar o cotidiano da comunidade.

Seu propósito nesse meio é fazer através da sua arte o resgate das memórias que levem a origem da primeira favela do Brasil. Maurício tem uma história de vida que serve de exemplo para vários jovens que vivem em condições semelhantes a que ele viveu, não só em sua comunidade, mas em todos os cantos brasileiros que lutam por uma qualidade de vida.

A história da Guerra de Canudos foi o acontecimento histórico que representou a luta pela libertação dos pobres que viviam na zona rural, e, também, que a resistência mostrada durante todas as batalhas ressaltou o potencial do sertanejo na luta por seus ideais até o presente momento, que o povo brasileiro vive.

Primeira exibição
Esta exposição foi realizada no período de Março à Julho de 2017 no Espaço Cultural BNDES, tornando-se a segunda exposição mais visitada durante os 3 anos de existência do espaço e a mais comentada e divulgada no Rio de Janeiro durante a exibição.

Segunda exibição
Espaço Zona Imaginária
Rua Pedro Ernestom 61 sobreloja - Gamboa
Aberta em breve

 

Skills

1