Todas as imagens são de uso exclusivo do Favelarte, salvo as previamente autorizadas pelo Instituto.
logo

Quem somos

Quem somos

Instituto Favelarte

Instituto FAVELARTE é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de caráter social, cultural e educacional que promove a qualidade de vida nas comunidades onde atua.

O público-alvo do Instituto são os habitantes de áreas de risco e em estado de exclusão social.

Com o objetivo de fomentar uma política que visa contribuir para o progresso das comunidades carentes, através de práticas inspiradas em valores culturais e sociais. O Instituto FAVELARTE coloca o ser humano como sujeito atuante na atividade econômica.

O Instituto surgiu para criar uma base de desenvolvimento de ações que incentivem a preservação e o fortalecimento da cultura popular brasileira, gerando o bem estar e a inclusão social em comunidades carentes. Em seus Valores também estão presentes a ética, respeito às diversidades e o empreendedorismo.

O Instituto FAVELARTE atualmente se articula para construir múltiplas possibilidades em desenvolvimento de projetos socio- culturais para a Região Portuária do Rio de Janeiro, cuja revitalização está nos planos dos governos municipal, estadual e federal.

O Instituto FAVELARTE foi criado em 2010 a partir da idéia do Fotografo Mauricio Hora, morador do bairro Portuário do Santo Cristo, nascido e criado no Morro da Providência, filho de trabalhador portuário, que tornou-se fotógrafo com nome internacional e que entende que há a formas de superar a exclusão social, através da educação, da cultura e da arte.

Instituto FAVELARTE em seus anos de atuação, vem promovendo Direitos Humanos, com a preocupação de resgate da autoestima, construção de uma identidade positiva e a promoção da voz dos moradores de comunidades; através do resgate da história, dos costumes, das práticas artístico culturais, da religiosidade, de ações de qualificação profissional e geração de renda e incentivando o direito a cidadania.

MISSÃO

Fomentar o desenvolvimento humano, social e econômico das comunidades de baixa renda

VISÃO

Promoção de Direitos Humanos, tendo como interfaces a cultura e a memória social e como ferramentas a arte e a comunicação.

VALORES

* Ética, transparência e responsabilidade em nossas ações e relações, honestidade, transparência e coerência em nossas ações e relações; respeito pela diversidade social, cultural e ambiental

Equipe

Renato Barbosa

Presidente

Renato Barbosa

Fotógrafo especializado em fotografia de eventos e estúdio, programador web, empresário e Presidente do Instituto Favelarte.

Dividiu com o artista Maurício Hora, na década de 90, estúdio de fotografia e revelação, continuidade no profissionalismo da longa amizade nascida no Morro da Providência. A partir da proposta feita por Maurício Hora de criar um instituto e fazer mais pela cultura na Região Portuária, Junto com amigos, fundou o Instituto Favelarte, foi eleito presidente da Instituição.

Na área artística é graduação em fotografia pela faculdade de fotografia (DIGITAL) - ECDD - Escola de Comunicação e Design Digital - Instituto Infnet.

Maurício Hora

Vice-Presidente

Maurício Hora

O fotógrafo Maurício Hora, morador nascido no Morro Providência, teve uma infância difícil rodeado de muitos perigos. Seu primeiro contato com a fotografia foi no início da década de 80 e apesar do local ter uma bela vista da cidade, seu olhar fotográfico optou por registrar o cotidiano da comunidade. Seu propósito nesse meio é fazer através da sua arte o resgate das memórias que levem a origem da primeira favela do Brasil. Maurício tem uma história de vida que serve de exemplo para vários jovens que vivem em condições semelhantes a que ele viveu, prova disso é que em 2001 teve sua biografia lançada no livro "Morro da Favela" por André Diniz e que agora ganha versões em inglês e francês, inclusive no mercado internacional.

Marcio Fiorani

Diretor Financeiro

Marcio Fiorani

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus.

Bruna Azevedo

Secretaria

Bruna Azevedo

CURADORA E GESTORA

Bacharela em Pintura pela EBA/UFRJ, com especialização em MBA em Gestão Cultural pela ABGC/UCAM, a artista trabalha com produção/gestão de exposições e curadoria desde 2010. Durante o tempo de acadêmico trabalhou dentro da Instituição como Produtora no PIBEXT (Programa Institucional de Bolsas de Extensão – Dança e Pintura), Pesquisadora no PIBIAC (Programa de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural) e Monitora das disciplinas artísticas e culturais.

Atualmente, a profissional é Gerente Institucional e de Turmas da Associação Brasileira de Gestão Cultural, responsável pela gestão dos cursos, eventos e relacionamentos institucionais.

Joilson Santos

Conselheiro Fiscal

Joilson Santos

Joilson Santos, Gerente de Produção da Porto Conteúdo, forte atuação como produtor de Feiras e Eventos Corporativos. Trabalha desde 2003 como produtor cultural com destaque no audiovisual e no live Marketing. Atuou como produtor de grandes ações nacionais, como a Exposição O Dia Seguinte em 2019, no Rio de Janeiro e do premiado filme Filhas do Vento de Joelzito Araújo, de 2003. Desde 2019 se dedica também a boa comunicação digital dos clientes da agência, participou do curso de Desenvolvedor Jr WordPress pela Rock Content.
É estudioso de oratória e da importância da comunicação e expressão. Formado em Artes Cênicas Pela UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto/MG.

Luiz Torres

Conselheiro Consultivo

Luiz Torres

Pesquisador - Historiador

Formado na década de 90 em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) licenciatura e bacharelado. Fez pós-graduação em História do Brasil (lato-sensu) na Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1999, apresentando monografia usando o tema “Favela/Cidade – uma dicotomia construída no espaço urbano da cidade do Rio de Janeiro, tendo a Reforma do Prefeito Francisco Pereira Passos como base da discussão”. Orientado pelo Professor Doutor Marcos Alvito da UFF. Concluída e apresentada em 2001.

Além de professor, cronista, poeta e compositor.

João Guerreiro

Conselheiro Consultivo

João Guerreiro

Conselheiro Estadual de Políticas Culturais (2021/2022) e professor do bacharelado em produção cultural